testo


"Que nunca te falte amor... mas, se faltar, sabes onde me encontrar."

Bem Vindos

Bem Vindos ao Portal de Luz

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Medite e tenha uma noite de sono relaxada! Bruno J. Gimenes

Medite e tenha uma noite de sono relaxada!

Medite e tenha uma noite de sono relaxada!
Autor Bruno J. Gimenes

A meditação tem como principal objetivo o de silenciar e acalmar a mente. Entrar em um estado mental meditativo hoje em dia é uma das grandes maravilhas e um dos maiores desafios também, pois, com tantos estímulos externos, acabamos nos esquecendo da possibilidade de nos desligar e entrar em contato com nosso mundo interior.
Quando começamos a ter dificuldades para dormir, desenvolvemos insônia e outros distúrbios, como transtorno de ansiedade, depressão, é sinal de que realmente estamos distantes do estado meditativo e da nossa presença.

Neste artigo, vamos falar sobre a meditação como uma grande aliada para reencontrarmos nossa paz interior e para nos ajudar a dormir bem e a relaxar, a soltar tudo o que retraímos e nem percebemos durante o dia.

Você NÃO É multitarefa
Você já se pegou, ao final de um dia cheio de atividades e situações estressantes, totalmente perdido e literalmente no piloto automático, como se alguém tivesse o abduzido por algumas horas e o trouxesse de volta para o planeta?
Ou você já teve aquela sensação de não ter feito nada, apesar de toda a correria do dia?
Você já se deu conta de que sua mente conduz suas ações com base nos pensamentos aleatórios e repetitivos, e em todas as informações que recebe do ambiente, hipnotizando você e drenando sua energia? Nem quando você se deita você consegue deixar de pensar?

Com a velocidade da tecnologia e o excesso de estímulos, queremos ser como as máquinas que fazem diversas coisas ao mesmo tempo... Se o computador envia e-mails enquanto manda o comando para a impressora imprimir documentos, por que você não poderia dirigir e mandar uma mensagem para um amigo, para o marido ou para a esposa e ao mesmo tempo mudar a música do rádio? Por um motivo muito simples: você não é multitarefa.
Esse hábito tóxico de fazer tantas coisas quanto for possível, como um one-man-band (aqueles músicos de rua que tocam gaita, violão e meia-lua ao mesmo tempo), impede que vivamos o momento presente. Quando você faz uma refeição enquanto assiste a um vídeo na internet ou entra na sua conta de uma rede social, você consegue apreciar o sabor do que está comendo? Eu acredito que não.

Quanto mais coisas fizermos ao mesmo tempo, menos estaremos presentes e menos prestaremos atenção a cada tarefa. E isso nos cansa mental e psicologicamente, pois temos de dividir nossa energia entre diversos afazeres, diminuindo o poder da mente... Não parece que fomos atropelados no fim do dia? E, ao final do dia, qual é a nossa capacidade de se concentrar numa leitura antes de dormir, por exemplo? Mínima... Há cansaço mental, físico, mas o sono não vem, e o corpo não encontra um lugar aconchegante para repousar

Antes de aprender (ou reaprender) a relaxar, é preciso que nós façamos uma reflexão sobre o nosso atual modo de viver. Pense em tudo isso o que falamos até aqui e encontre uma forma de diminuir suas tarefas ou de delegar para outras pessoas para que possa começar a viver de forma mais presente. Nenhum exercício terá efeito se não mudarmos nossos hábitos nocivos de forma profunda.

Comece com o relaxamento para meditar e dormir bem!
Tendo em vista esse modo de vida um tanto perigoso, a meditação é primordial para todos os seres humanos, tanto como técnica de relaxamento quanto como uma prática imprescindível para sua saúde mental. Ela deve ser treinada como qualquer exercício de resistência: todos os dias, com disciplina e dedicação. Só se adquire um bom hábito ou se livra de um ruim com determinação e foco.

Quando tiver terminado tudo o que precisava fazer antes de dormir, sente-se na cama com as costas eretas. Lembre-se do seu dia, faça um pequeno resumo mental, ou até aproveite esse breve momento para escrever – se você gostar, pode até iniciar um diário. Aceite o seu dia do jeito que ele foi, e aceite que não há nada a fazer senão dormir e se recarregar as energias para o próximo dia. Seja grato por tudo de bom que aconteceu, inclusive as pequenas coisas. Transforme os acontecimentos mais difíceis em aprendizado, e agradeça por eles também. É muito importante vibrar de forma positiva antes de dormir.

Respiração é o segredo!
Para começar a relaxar, uma habilidade esquecida que nós temos, respire profundamente vinte vezes e não imagine nada, pois qualquer estímulo pode alimentar ainda mais sua mente. Sinta cada parte do seu corpo e o ar entrando e saindo dele. Depois concentre-se nas sensações que o ar provoca ao passar por um ponto abaixo de seu nariz. Sinta, persista em sentir o ar que sai e entra. Fique assim por pelo menos cinco minutos, e, se quiser, escute uma música suave e relaxante neste período.

É quase certeza de que muitos pensamentos virão tirar sua atenção do momento presente e lhe estimular a permanecer no piloto automático, mas não dialogue com eles, apenas concentre-se na sua respiração, e deixe-os ir embora como se fossem nuvens passando com o vento. Escolha não dar atenção aos pensamentos agora. Após uma revigorante noite de sono, tudo será resolvido por prioridades e com muita atenção.

Concentre-se no ar que entra e sai de suas narinas: esse é o seu treinamento e a coisa mais importante deste momento antes de dormir. Com o tempo de prática todos os dias, você pode aumentar a quantidade de minutos que permanece nesse exercício de meditação, pois ele vai melhorar sua concentração, sua disposição, sua capacidade de lidar com suas emoções, etc. Não desista nunca. Você merece ter uma noite de sono de qualidade, e o foco na respiração vai te ajudar muito com isso.

Assim que se sentir bem focado e muitas vezes notar que já está quase dormindo sentado, deite-se.

Como dormir bem – cuidados especiais e outros exercícios de relaxamento
Para uma noite de sono renovadora, é muito importante também deixar o seu quarto completamente no escuro. Apague tudo, inclusive pequenas luzes de aparelhos eletrônicos, pois elas podem alterar a profundidade e a qualidade de seu sono. Evite, a qualquer custo, dormir de barriga cheia. Alimente-se até, no máximo, 4 horas antes de dormir. Se você exagerar ou ingerir bebidas alcoólicas, aumente esse tempo para 6 horas.

Você também pode fazer o relaxamento com cristal ou uma das meditações com os áudios que você pode ouvir logo abaixo. Pode ser que você durma durante se estiver deitado. Se não quiser, faça-a sentado na lateral da cama.

Experimente fazer esses exercícios que sugerimos para você e depois conte para nós como foi a sua experiência! Se você se lembrou de mais alguém que pode se beneficiar com este conteúdo, compartilhe com ele e nas suas redes sociais.

Descubra 2 Regras de Ouro poderosas que pessoas comuns estão utilizando para sair das crises, mudar de vida e prosperar: Clique Aqui e Descubra

Um grande abraço e até a próxima!


Redação Luz da Serra

Nenhum comentário:

Postar um comentário