segunda-feira, 4 de julho de 2016

Dicas para um sono relaxante



Dicas para um sono relaxante 

O sono é essencial para nos mantermos focados e de boa saúde. Contudo, muitos de nós acabamos por nos esquecer dos seus inúmeros benefícios e acabamos também por nos privar das horas de sono que obrigatoriamente deveríamos respeitar. 

 Muitos estudos já comprovaram que a falta de sono afeta o nosso humor e a nossa saúde. Diversas pesquisa também têm ligado a privação de sono à depressão, uma vez que o nosso cérebro quando não relaxa e descansa o suficiente acaba por não conseguir controlar tão eficazmente as mudanças de humor. Por isso, torna-se essencial dormir cerca de 7 ou 8 horas por dia para restabelecer as nossas energias, evitar a irritabilidade excessiva e picos de humor depressivos. 


Alguns exercícios de descontração e relaxamento podem ajudar a tornar o sono mais reparador e a garantir noites mais tranquilas. Por isso, aqui vos deixamos com algumas dicas para que durma sempre bem. 

 Durante todo o exercício seguinte deverá manter-se imóvel e acordado para que este seja realmente eficaz e proporcione os efeitos desejados. É fundamental que o pratique numa superfície confortável (de preferência a sua cama). Sigas as etapas: 

 Comece por deitar-se na cama com as costas para baixo, as pernas ligeiramente afastadas e os braços encostados ao corpo, mas com as palmas das mãos viradas para cima. Relaxe durante algum tempo nesta posição. 

De seguida, mantendo a posição acima descrita, faça algumas respirações nasais, silenciosas e profundas, projetando primeiro o abdómen para fora, depois as costelas para os lados e por fim o peito para cima. Expire lentamente e retraia o abdómen apenas no final. 

Este exercício de respiração profunda deve ser repetido por 5 ciclos, descontraindo sempre ao expirar. Volte a respirar normalmente e de forma relaxada durante alguns segundos. 

Na etapa seguinte do exercício deve direcionar toda a sua atenção para a zona inferior do corpo, mais concretamente os pés. Tente descontrair ao máximo e imagine-se a estender para além da pele dos pés até aos músculos e ossos. 

Mantenha esta sensação enquanto a faz subir por todo o seu corpo, passando pelas pernas,abdómen, coluna vertebral, ombros, mãos…Execute este exercício para todas as partes do seu corpo. Termine com a subida até ao pescoço. Descontraia depois cada músculo do seu rosto, desde a zona maxilar até ao couro cabeludo. 

Depois de relaxar com esta técnica cada parte do seu corpo, descontraia, mas mantenha-se sempre consciente e desperto. Vai sentir-se instantaneamente mais relaxado e sereno, tanto a nível físico como mental. 

Por fim, espreguice-se e mova lentamente o corpo. Está agora pronto para adotar uma posição relaxante e confortável para iniciar uma boa noite de sono. Garantimos que vai sentir-se revigorado e mais descontraído e centrado nas atividades e rotinas que tem pela frente no dia seguinte. 

Fonte: Revista Prevenir e Vida de qualidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário