quarta-feira, 27 de julho de 2016

De alguma forma, sempre somos testados…



De alguma forma, sempre somos testados… 

Não há quem não passe por provações, ou que não se depare com algum tipo de circunstância difícil na vida. Geralmente, quando esses momentos surgem, nem sempre sabemos aproveitá-los positivamente. Muitas vezes, por não entendermos a situação exposta, perdemos grandes oportunidades de crescer material e/ou espiritualmente. 

Transitando por estados de dificuldades é que vamos ganhando experiências e essas, quando compreendidas, podem resultar em sabedorias e maturidade para o crescimento e evolução do ser. 

Quaisquer que sejam os caminhos a percorrer, obstáculos surgirão demandando sacrifícios. São testes de aptidão para o exercício da arte de viver. Acreditando na superação dos problemas, a energia da fé posiciona a pessoa em direção aos caminhos que levam a transpor barreiras. 


Para os místicos, as dificuldades são provas de transcendência. Cada indivíduo deve procurar ultrapassar os limites da experiência possível para elevar-se acima do que se é. Atletas olímpicos nos dão grandes exemplos a esse respeito. Ao quebrarem recordes elevam-se sobre os outros e sobre si mesmos. 

Nem sempre temos a percepção que, frente às dificuldades, estamos lidando com a possibilidade de substituir o ser que se é pelo ser que transcende. 

A essência das barreiras que a vida nos impõe é despertar a presença do novo que habita em nós. 

Não temos por hábito ver o que há de bom no mal que se apresenta. Quando ocorre o inesperado “atrapalhando” a vida tendemos a esmorecer se alguma solução, vinda de nosso interior ou do exterior, de imediato não desponta. 

Em meio à escuridão das dificuldades, dizem os Mestres que a resignação e a tolerância são a tábua da salvação. Dessa forma, a razão de existir dos momentos difíceis vai se tornando mais clara, e os caminhos da sabedoria vão se despontando fazendo surgir um novo tempo e um novo indivíduo. 

Conta o Livro sagrado dos cristãos (a Bíblia), que José, jovem inteligente que sempre demonstrou ótimas qualidades e espírito de liderança, filho predileto de Jacó, despertava inveja doentia em seus irmãos. Estes, inconformados com a sabedoria que José detinha, arquitetaram um plano para se vingar e se livrar do odiado irmão. José é vendido aos mercadores e levado para o Egito como escravo. 

Não se deixando dominar por sentimentos negativos, esse jovem encarou a escravidão dando o melhor de si. Diante das adversidades que o testava, aproveitava as oportunidades que lhes eram impostas mostrando seu bom caráter e sua fé, na esperança de dias melhores. Sua recompensa veio com o tempo. José tornou-se governador do Egito, o segundo homem mais importante daquele país. 

Por mais difíceis que sejam os testes que a vida nos obrigue a enfrentar, ensina-nos José que, nesses momentos, as leis cósmicas trabalharão a nosso favor quando nos posicionamos com dignidade, exaltando paciência e servindo com sabedoria. 

É preciso estar atento, pois de alguma forma, sempre somos testados… 

Luz e Paz para uma vida melhor. 

Tenório Lucena

https://sabedoriauniversal.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário