quinta-feira, 21 de julho de 2016

A Roda da Lei

Resultado de imagem para roda da lei

A Roda da Lei 

 Imagine se você acordasse certa manhã, sem nenhuma lembrança do passado e livre das preocupações relacionadas ao futuro. 

Sinta-se sendo chamado à existência pelo brado estrondoso da voz divina dizendo: “Levanta-te e aproveite o dia de hoje com direito a usufruir, sem reservas, de tudo o que criei para a sua felicidade”. Apenas uma ressalva: você terá apenas um dia, do nascer ao pôr do sol para viver intensamente. 

 O que você faria diante disso? Certamente, tentaria aproveitar ao máximo dessa experiência maravilhosa de estar vivo. Isso porque, diante de uma brevidade extrema, isenta das perspectivas de passado e futuro, a vida se tornaria carregada de uma intensidade plena. 

 Certamente, você, eu ou qualquer outro ser humano que fosse despertado abruptamente, do nada para a existência, ficaria fascinado com todo esplendor colocado ao nosso dispor. A luz do sol pareceria algo maravilhoso, o cantar dos pássaros soaria como melodia angelical e mesmo o burburinho inquietante do mundo se tornaria uma canção cósmica, celebrando a grandeza da vida. Mas… Por que não vivemos assim naturalmente já que o momento presente é tudo o que temos sob a nossa tutela? Obviamente, isso ocorre porque, erroneamente, aprendemos a dar uma atenção desmedida a dois sagazes vilões da nossa mente: o medo e a lembrança. Isso mesmo: nossos temores e recordações são nossos piores inimigos. 


A lembrança de um passado doloroso nos prejudica tanto quanto o temor diante de um futuro incerto. No entanto, a grande ironia disso tudo é que esses dois vampiros emocionais não passam de fantasmas imaginários. Isso porque, de fato, o que já passou só permanece por conta do alimento que lhe damos mediante uma recordação melancólica ou rancorosa. Da mesma forma, o temor pelo que está por vir não passa de suposição inventada que, na grande maioria das, não se concretizará. 

 O propósito da evolução mediante a prática de um autoconhecimento consistente está justamente em alcançar um ponto de mutação onde o aqui e o agora se tornem a nossa maior riqueza. 

 Todo Aprendiz evoluído na senda do caminho sabe que o Universal opera em um sistema onde não existe uma concepção de tempo e espaço. Nesse estado de consciência, tudo o que há é apenas um eterno agora. Portanto, ao centralizar nosso foco no momento presente, estaremos, de certa forma, refazendo o alinhamento cósmico dentro de nós. 

 Tudo o que temos ao nosso alcance é o momento presente. É somente no aqui e no agora que a vida se estabelece. Quando nos tornarmos capazes de nos desvencilharmos do peso morto do passado, estaremos livres para agir com eficiência no presente e assim, sem esforço, sem tensão e sem ansiedade, geramos naturalmente, um futuro excepcional. 

 Viver intensamente o presente. Esse é o segredo básico para uma vida plena, saudável, harmoniosa e feliz. Isso, de modo algum, significa alienação. Não! Você não precisará desprezar as experiências do passado, nem ignorar as perspectivas otimistas para o futuro. Isso requer apenas maior concentração do seu foco no presente. 

 O passado traz em si o legado da aprendizagem e pode ser útil para agir com mais sabedoria visando uma melhoria na sua situação atual. Da mesma forma, o planejamento sensato de um futuro promissor é algo igualmente salutar. Mas tudo isso só faz sentido se for convertido, de fato, para melhorar o presente. 

 Aceite o presente como o seu maior legado, reconhecendo-o como “um presente” para ser usufruído com uma sabedoria construída a partir das experiências positivas oriundas das vivências passadas. Reconheça o futuro como uma projeção matematicamente proporcional ao seu estado de vibração atual. Agindo assim, não haverá razão para trazer de volta o mal que já passou, nem motivos para se preocupar com o que está por vir. 

 Viva o agora sem medo e sem tensão e a vida se desdobrará de forma suave, serena e pacífica, em concordância com o seu estado de espírito elevado. Sinta-se bem hoje e você estará se alinhando ao fluxo do bem-estar cósmico que gera saúde, sorte, felicidade, prosperidade e paz interior. 

 A teia da vida é toda construída mediante o fluxo da Lei de Causa e Efeito. É impossível produzir um bem e receber como resposta o mal. Só sofremos porque, infelizmente, nem sempre estamos vibrando em uníssono com o fluxo do bem-estar. 

 O precursor do Budismo disse com sabedoria há milhares de anos atrás: “Tudo o que somos é o resultado do que pensamos, é baseado em nossos pensamentos, é feito de nossos pensamentos. Se um homem fala ou age com um mau pensamento, o sofrimento o persegue, como a roda da carroça persegue o casco do cavalo que a puxa, se um homem fala ou age com um pensamento puro a felicidade o persegue como sua sombra que nunca o abandona”. De forma análoga, Jesus Cristo, o maior psicólogo de todos os tempos afirmou: “Com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós”. 

 As suas escolhas atuais determinarão as consequências que você irá experimentar num futuro bem próximo, impreterivelmente. Note que tudo é uma coisa só: Carma; Ação e Reação; Céu e Inferno; Plantar e Colher… Eis os princípios que movem o infindável ciclo da vida. Os antigos mestres se referiam a isso quando faziam alusão ao termo Roda da Lei; ciclo inexorável de Causa e Efeito através do qual todo ato se paga a si mesmo. 

 Diante disso tudo o que foi dito neste artigo, resta-lhe tomar ciência de que a maneira correta de agir está em fazer uma boa escolha agora. Portanto, escolha pensar no bem, sentir o bem e, principalmente, fazer o bem. Para obter uma vida plena, próspera e feliz você só precisará fazer isso, Aprendiz.

http://www.academiadoaprendiz.com.br/a-roda-da-lei/

Nenhum comentário:

Postar um comentário