quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Faça espionagem consigo mesma

Resultado de imagem para olhos da alma

Faça espionagem consigo mesma

Faça uma espionagem consigo mesma, monitorando a sua conversa interna.

Grampeie a ligação, transcreva o conteúdo. Faça uma reflexão.

Boicotando a si mesmo:

A pior forma de boicote que enfrentamos é essa conversa negativa e derrotismo que temos o péssimo costume de fazer consigo mesmo.

Começamos com muita justificativa para as coisas não darem certo. Culpamos a nós mesmos, culpamos os outros e nos fazemos de vítima.

Colocamos em abundância o ingrediente do medo que tem como efeito a imobilização. Quando estamos com medo não saímos de casa, não arredamos pé. Com medo, não nos aventuramos, não experimentamos coisas novas, preferimos a segurança debaixo do nosso edredom.

Pessimismo:

O pessimismo costuma entrar nessa conversa, trazendo para o jogo mil razões para não dar certo, e mesmo as chances remotas e quase impossíveis ganham importância e relevância quando queremos derrotar a si mesmo. Costumo dizer que o pior crítico que temos da nossa pessoa somos nós mesmos.

O derrotismo chega  ao final para dar um derradeiro destino à qualquer reflexão sobre o nosso sucesso. Sou um azarado de nascimento.

Essa conversa é intensa, e não tem fim, tem uma opinião sobre tudo, especialmente quando a tendência é negativa.

É preciso mudar:

Mas é preciso mudar essa conversa, e a espionagem serve para isso. É para reconhecer o nível desastroso que se encontra as coisas.

É preciso ainda, aceitar que esse processo é natural, e segundo Michael Singer no seu livro “Untethered Soul”, A Alma Livre,  o ser humano faz isso, trazendo tudo para uma conversa interna, para lhe trazer uma sensação de controle, de compreensão e também de proteção. Mas isso tem um efeito prejudicial que você tem que considerar seriamente.

A primeira coisa que recomenda o autor é reconhecer que quase nada do que ocorre nessa conversa vai mudar a sua vida e na verdade são irrelevantes.

Proteja a sua saúde, faça alguma coisa para reduzir essa conversa interna desnecessária e seja mais feliz.


Rubens Sakay (Beco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário