domingo, 26 de junho de 2016

Lágrimas com Alegria

Lágrimas com Alegria

Lágrimas com Alegria 

 Talvez muita gente nem imagina quanta coisa boa a cebola oferece para a nossa saúde. Há muito tempo acredita-se que o consumo de cebola ajuda na prevenção de certas doenças, principalmente o câncer e as doenças cardiovasculares. 

Todas as partes da planta da cebola podem ser consumidas na dieta humana. São inúmeras as propriedades benéficas encontradas nesse vegetal folhoso. O sabor, o cheiro e até aquele ardido característico são formados quando a cebola é cortada, provocando lágrimas involuntárias. Porém, diante de tantos benefícios que ela proporciona à nossa saúde, essas lágrimas podem ser consideradas lágrimas de alegria. 


A mesma substância que provoca as lágrimas, evita a pressão alta, diminui o colesterol, ajuda a evitar o desenvolvimento de câncer de próstata, aumenta a libido e também estimula as glândulas pineal e pituitária, que ajudam a manter o cérebro ativo, com capacidade maior de raciocínio e, conseqüentemente, com boa memória. Os cientistas do Instituto de Pesquisa Farmacológica Mario Negri, em Milão, na Itália, após alguns estudos, realizaram uma experiência selecionando centenas de pacientes voluntários, dividindo-os em dois grupos: os que eram avessos à cebola e os que gostavam da cebola crua. A experiência se destinava a avaliar os benefícios desse vegetal para a saúde. O resultado da amostragem apresentou que o tumor, de todo tipo, era mais comum no primeiro grupo, o dos sem-cebola. Outra descoberta: a proteção parece ser proporcional às porções ingeridas. Assim, duas cebolas semanais são suficientes para derrubar em média 56% o perigo do câncer de laringe, 43% o de ovários e em 25% o de rins. Ainda segundo os cientistas italianos, isto comprova que quem come cebola crua nas saladas, com maior freqüência, em quantidade correspondente a uma cebola diária, estará ainda mais protegido, onde as chances de câncer colorretal são 56% menores e o de boca 88%. 

São inúmeros os benefícios da cebola à nossa saúde. O diretor da Associação Brasileira de Nutrologia, Dr. Edson Credidio, recomenda consumir esse vegetal preferencialmente na forma crua, pois o calor do cozimento ou da fritura destrói seus compostos benéficos. 

Existem mais de 600 espécies de cebola. Todas são parecidas do ponto de vista nutricional, reunindo cálcio, fósforo, magnésio, ferro, cobre, manganês, potássio, zinco, vitaminas do complexo B, principalmente B1 e B2, e vitamina C. 

Está mais do que comprovado que a cebola dificulta a ação das bactérias, protegendo o nosso organismo e ajudando a melhorar a nossa saúde com tantos benefícios. 

Antioxidante A cebola tem poderes antioxidantes e o causador disso é seu teor em vitaminas A e C, enxofre e flavonóides, tais como a quercetina e a antocianina. Por conseqüência, aumenta a imunidade contra resfriados e problemas respiratórios. Devido ao alto teor em componentes à base de enxofre, é também um bom antiasmático e antiinflamatório, inclusive ajudando a diminuir os riscos de trombose e aterosclerose. 

Antibacteriana Seu poder antibacteriano ajuda a dificultar a ação das bactérias, inclusive aquelas causadoras da cárie e dos distúrbios gástricos, além de atuar contra fungos que provocam micoses. 

Sistema Nervoso Seu alto teor em vitamina B, potássio, elementos extremamente necessários para a transmissão e geração do impulso nervoso, e o magnésio, que melhora o funcionamento do sistema nervoso e muscular, é ideal para melhorar esse setor de nosso organismo. 

Circulação Sanguínea Por apresentar um alto grau de quercetina, um importante flavonóide, a cebola favorece a circulação sanguínea. Além disso, seu teor de silício ajuda a prevenir a trombose e o envelhecimento das veias e artérias. Ajuda na produção do colesterol bom (HDL), mantendo o coração saudável, ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) no sangue e aumenta a capacidade do organismo de dissolver coágulos internos, o que previne a trombose coronária. 

Anemia Outra propriedade que a cebola apresenta é a de antianêmica, devido ao seu teor de fósforo, ferro e vitamina E. Assim, ajuda o organismo na reposição de sangue e regeneração dos glóbulos vermelhos. 

Hipertensão Outro elemento que a cebola contém e que exerce influências positivas em nossa saúde é o potássio, sendo responsável pela capacidade na eliminação do excesso de líquidos e diminuição dos riscos de sofrermos de gota, hipertensão e cálculos renais. 

Propriedades Depurativas e Diuréticas O potássio e o baixo teor em sódio contribuem para evitar a retenção de líquidos, liberando as toxinas do organismo. Além disso, é benéfica para os rins e a próstata. 

Durante séculos, as cebolas têm sido utilizadas para reduzir inflamações e curar infecções. Se for aplicada externamente, a cebola pode atuar como antisséptico natural e é também capaz de diminuir inflamações renais. As cebolas contêm cromo, que ajuda a regular o açúcar no sangue. Expulsam, ainda, os radicais livres, reduzindo o risco de desenvolvimento de úlceras gástricas. Com todas essas propriedades benéficas desse “santo” vegetal chamado cebola, vale a pena derramar algumas lágrimas – com alegria! 

Rosa H. Otani 

http://portal2.org.br/lagrimas-com-alegria/

Nenhum comentário:

Postar um comentário