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segunda-feira, 13 de junho de 2016

COMO AQUIETAR OS PENSAMENTOS



COMO AQUIETAR OS PENSAMENTOS 

 Na Meditação, enquanto um lado da mente ordena que o praticante se concentre e faça silêncio, o outro desfia razões infindáveis para demovê-lo dessa intenção. 

 Com método e disciplina, no entanto, é possível neutralizar essa dicotomia 

 Uma das principais dificuldades do processo da meditação é a dicotomia que se estabelece na mente do praticante, no momento em que ele se senta para meditar e se criam duas forças oponentes que passam a disputar a primazia de seu raciocínio: Um lado da mente ordena que o praticante se concentre e faça silêncio, enquanto o outro desfia razões infindáveis para demovê-lo dessa intenção. 


Isso significa que, no momento em a pessoa se senta para descansar, procurando esvaziar a mente dos pensamentos obsessivos, passa, em vez disso, a se debater perante duas ordens contraditórias, sem conseguir definir a qual das duas deve obedecer.  

No processo da meditação, o praticante não pode dar continuidade ao pensamento que surge em sua mente no momento em que ele está procurando concentrar-se em sua respiração, para uni-la com sua consciência. 

 Ou seja: não se deve alimentar pensamentos. 

 A pessoa alimenta um pensamento quando dá livre continuidade ou rejeita rispidamente esse pensamento; isso significa, na primeira situação, deixar-se levar por quimeras e, na segunda, brigar com o pensamento, dizendo para ele, por exemplo: 

 “Vá embora, não se aproxime porque eu não quero dialogar com você”. 

 Em ambas as situações o praticante terá saído do estado de meditação para conversar com seus pensamentos: na primeira hipótese, uma conversa agradável, fundamentada em fantasias; e, na segunda, uma polêmica disputa de forças. 

 Se quem conversa durante a meditação não está de fato meditando, a pessoa que conversa com seus pensamentos terá deixado de meditar também, ainda que permaneça em posição de lótus. 

 Como agir diante dessa situação? 

 Para eliminar e controlar rapidamente o pensamento, tão logo ele apareça em sua mente, é preciso tomar consciência de sua existência e, imediatamente, ignorá-lo, voltando sem demora a atenção para a respiração. 

 A concentração na respiração tem o poder de controlar pensamentos. Quando o praticante age assim, o pensamento perde a força que o mantém ativo na mente, interrompe sua trajetória e se desmancha por si mesmo. 

 Isso é fazer com que ele se torne quieto. A concentração na respiração deve ser feita numa medida em que o praticante consiga contemplar o ar que está respirando, sem apegar-se a ele nem tampouco se desligar dele. 

 E, para conseguir esse resultado, é preciso não se afastar do estado de relaxamento. 

 A concentração excessivamente forte gera doenças físicas e psíquicas, enquanto a falta de concentração gera devaneios. 

 Por isso, é de essencial importância a pessoa conseguir se manter na medida certa da concentração, se quiser um resultado de excelência para sua prática. 

 É fundamental manter permanentemente a atenção no ar que se respira porque assim, conforme o progresso, o praticante poderá alcançar o estado do Vazio. Desse modo, e envolvido por uma energia harmoniosa, a luz interior alcançará todo seu ser, criando a Plena Iluminação. 

O beabá da Meditação Taoísta passo a passo 

 Procure uma posição confortável. 

 Cruze as pernas em posição de lótus ou semilótus. 

 Apóie o dorso das mãos sobre as coxas. 

 A mão esquerda deve ficar sob a direita e os polegares devem se tocar levemente. 

 A coluna deve ficar reta; porém, se houver dificuldade de mantê-la ereta, pode apoiar as costas. 

Feche os olhos e relaxe o corpo, da cabeça aos pés. 

 Encoste a ponta da língua no céu da boca. 

 Concentre a atenção na respiração, que deve ser suave, lenta e harmoniosa. 

 Mantenha a atenção na respiração, buscando a fusão da mente com a respiração. 

 A completa quietude interior é resultado da fusão da energia com a consciência de uma pessoa, ou seja, da integração da mente com a respiração. 

 Mergulhe nesse estado de integração entre mente e corpo até atingir o estado de extrema quietude. 

 Somente a partir desse ponto é que, na verdade, damos início à meditação… 

 Mestre Wu Jyh Cherng 
Fonte: http://www.medicinachinesa.com http://padmashanti.blogspot.com/

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