sábado, 28 de maio de 2016

É POSSÍVEL UM FUTURO CONFIANTE E AMOROSO – THICH NHAT HANH


É POSSÍVEL UM FUTURO CONFIANTE E AMOROSO – THICH NHAT HANH

É POSSÍVEL UM FUTURO CONFIANTE E AMOROSO – THICH NHAT HANH 

 Quando vemos pessoas vivendo conscientemente, sorrindo e se comportando de uma maneira amorosa, ganhamos confiança em nosso futuro. Há muito sofrimento no mundo, e é importante que possamos entrar em contato com este sofrimento, a fim de sermos solidários. Mas, para permanecermos fortes, também precisamos abraçar os elementos positivos. 

Quando vemos um grupo de pessoas que vivem conscientemente, sorrindo e se comportando de uma maneira amorosa, ganhamos confiança em nosso futuro. Quando praticamos a respiração consciente, sorrindo, descansando, caminhando e trabalhando, nós nos tornamos um elemento positivo na sociedade, e vamos inspirar confiança em todos ao nosso redor. Esta é a maneira de evitar que o desespero possa nos oprimir. É também a maneira de colaborar com a geração mais jovem para que não perca a esperança. 


É muito importante vivermos nossas vidas diárias, de modo a demonstrar que um futuro é possível. Para provocar mudanças reais na situação ecológica global, nosso esforço deve ser coletivo e harmonioso, baseado no amor e respeito por nós mesmos, pelos outros, por nossos antepassados e pelas gerações futuras. 

Se a raiva contra a injustiça é o que usamos como fonte de nossa energia, podemos fazer algo prejudicial, algo que vamos nos arrepender mais tarde. 
De acordo com o Budismo, a compaixão é a única fonte de energia que é útil e segura. Com compaixão brota energia límpida; não é energia cega. 

Mas só sentir compaixão não é suficiente; temos de aprender a expressá-la. É por isso que o amor deve sempre andar junto da compreensão. Entendimento e discernimento nos mostram como agir. 

 Thich Nhat Hanh

Nenhum comentário:

Postar um comentário