testo


"Que nunca te falte amor... mas, se faltar, sabes onde me encontrar."

Bem Vindos

Bem Vindos ao Portal de Luz

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Só lhe peço uma coisa: deixe-me ajudá-lo


amigas-nuvens


Só lhe peço uma coisa: deixe-me ajudá-lo

Deixe seu orgulho de lado e deixe-me ajudá-lo. Sei que agora mesmo é disso que você precisa. Uma mão estendida e um abraço disposto a consolá-lo. Algumas palavras de incentivo e que escutem sem julgar, apenas ajudando. Não me dê as costas, não rejeite o alívio que lhe ofereço.

Quantas vezes você quis dar apoio a um amigo ou a um parente e não foi possível? Às vezes não é porque você não queira ou porque a outra pessoa não lhe pediu. Simplesmente, ela age de uma maneira que contradiz aquilo que precisa de verdade. Talvez seja porque confia que pode sair sozinha dos problemas ou, talvez, esteja rodeada do sentimento de vergonha.

Se você me pediu auxílio, deixe-me ajudá-lo
Com certeza você já se encontrou com a necessidade de pedir ajuda. Por isso, telefonou sem hesitar para aquele amigo que tanto o conhece ou para seu irmão que você sabe que dará os melhores conselhos. Você fez isto convencido de que poderiam iluminar sua situação nem um pouco agradável. Infelizmente, nem tudo correu como pensava.

Algo não deu certo em todo esse processo. Nossa atitude contradisse o que estávamos procurando. A pessoa em frente de nós, essa que estava tão disposta a nos ajudar, se viu impotente para fazê-lo. Sem perceber, você estava realizando certos mecanismos que impediram que essa ajuda chegasse.

Para começar, você deixou de escutar quando ouvia algo que não gostava. Incomoda a qualquer pessoa perceber que cometeu erros, que talvez a culpa seja de uns e não de outros. Ser conscientes de que a situação na qual estamos submersos foi nossa escolha é uma realidade que não queremos reconhecer. Por isso, você fechou seus olhos e também as portas para a ajuda que lhe ofereciam.

No entanto, isso não ficou por aí. Você estava muito mal… passava por cima de emoções e precisa descarregar sem parar para pensar no quão adequadas eram suas palavras. Isso ajudou, mas você não permitiu que a outra pessoa expressasse seu parecer, que lhe desse algum conselho ou fizesse com que abrisse os olhos para aquilo de que você não estava consciente.

E o que dizer daquele momento em que você desapareceu? Você lançou seu pedido de socorro e, de repente, parece que deixou de existir. Seus amigos, sua família, ansiosos para ajudá-lo, todos eles ficaram preocupados sem saber o que fazer. Agir dessa maneira não foi justo. A ajuda que você solicitava estava aí, bem na sua frente.

Você não precisa passar por tudo isso sozinho
Muitas vezes evitamos pedir ajuda ou incomodar os outros com nossos problemas para não roubarmos um tempo deles que pensamos que poderiam investir em algo mais produtivo. No entanto, coloque-se em seu lugar. Não é verdade que quando um amigo ou um irmão está mel, você gostaria de estar ali para ajudá-lo?

As pessoas que o amam estarão ao seu lado nos momentos bons e ruins. Não compartilhar com elas as circunstâncias mais negativas fará com que elas não conheçam uma parte de você completamente natural e real. Não se esconda. Com elas você não deveria se preocupar tanto com esse sentimento de vergonha que está percebendo em si.

É verdade que a sociedade influencia demais esse aspecto. Estamos acostumados a chorar dentro de casa e a sorrir fora dela. As dores, a tristeza, tudo isso fica guardado dentro de nós. O positivo é exibido, o negativo se esconde. Escutamos várias vezes que “roupa suja se lava em casa”; agora já nem em casa, apenas em nosso interior.

Isso faz com que nos transformemos em pessoas que carregam pesos enormes sem sequer um descanso. Ao silenciar seu sofrimento, você se afasta das pessoas que o apoiariam, que se sentiriam identificadas, às quais você pode ajudar contando sua própria história. Porque todos nós temos momentos muito ruins, nos quais um bom abraço espantaria todos os males.

Somos fortes, a vida e as experiências nos tornam mais resistentes. Porém, apesar disso, haverá muitas vezes nas quais será positivo deixar que nos ajudem. Quando o fizer, você perceberá que superar uma crise com ajuda fortalece vínculos e desgasta menos. Além disso, irá descobrir as pessoas maravilhosas que estavam ao seu lado e que você não apreciava o bastante.


https://amenteemaravilhosa.com.br/peco-uma-coisa-deixe-ajuda-lo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário