quarta-feira, 6 de junho de 2018

Macaquinhos x Pensamentos: simplificando a meditação!




Macaquinhos x Pensamentos: simplificando a meditação!
por CÍÑTIA RIZZÖ

Uma frase bem antiga diz que ” a vida é um livro em branco e você escreve sua história”.

Eu costumava acreditar que fazia todo o sentido, entretanto hoje, eu reescreveria “a vida é um espaço gigantesco  e você cria a sua própria realidade”.

Vale tudo!!  Criar, resetar, deletar, recriar para sermos plenos em nossa mais perfeita essência.

Claro que não é muito fácil, assim como não é fácil uma reeducação alimentar ou um recondicionamento físico.

Imagine que todos os nossos desejos e sentimentos sejam um músculo. Se quisermos que eles sejam firmes e evoluam  é necessário exercitá-los usando o recurso nato de ordenar.

Você manda em sua mente quando você foca em um objetivo e é necessário calar as dezenas de outras vozes que ficam “falando” ao mesmo tempo dentro de você .

Quando comecei a meditar foi um sufoco porque em minha mente existiam mais de 100 macaquinhos doidos pulando de galho ao mesmo tempo (hoje sorrio ao lembrar desta minha analogia pensamentos X macaquinhos). Mas imagine como é impossível sossegar 100 seres arteiros. Então eu escolhi um macaquinho (pensamento) e fiquei com ele, acalmando , cuidando e vigiando até que os outros 99 silenciassem. Demandou um bom tempo e muita insistência, mas valeu a pena.

Foi aí que eu senti ter o controle de minha vida e, intuitivamente, descobri uma palavra que minha mente reconhece e obedece instantaneamente . Durante o dia/noite quando alguns macaquinhos resolvem se rebelar eu simplesmente “falo”a palavra e pronto! A calmaria retorna.

Os pensamentos não param um instante sequer. Não dão nem um tempo quando estamos comendo, trabalhando, estudando, amando, tomando um vinho, passeando, usando o computador. Pare e repare em seus pensamentos neste exato instante em que está lendo este texto. Percebeu que apesar de pensar que está focado no conteúdo, existem alguns “macaquinhos” extras?

Se nós nunca paramos de pensar porque não escolhermos os pensamentos?

Se a cada dia, mesmo sem saber e sem querer estamos nos recriando, porque não tomarmos as rédeas de nossos desejos e eliminamos as distrações que deixam nossa vida ao acaso para vivermos uma realidade plena de abundância?

Os macaquinhos são lindos e graciosamente travessos nas matas, não em nossa mente, não é?

Um salve à Vida!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário