sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Como fazer uma Limpeza em sua Vida



Como fazer uma Limpeza em sua Vida 

 São raras as pessoas totalmente desprendidas que conseguem desapegar de quase tudo e viver com pouco. Nós, a maioria, podemos ser considerados acumuladores de pelo menos algum tipo de coisa. Se não acumulamos objetos, guardamos sentimentos, pessoas, arquivos, lembranças, papéis ou problemas. Assim como, em algum momento, faltará espaço no seu armário ou na sua casa para guardar tanto coisa, chega uma hora em que no seu interior também não cabe mais nada. É quando você descobre que chegou a hora de fazer uma faxina. 

 De tempos em tempos é necessário parar e pensar naquilo que não te serve mais, te incomoda e só serve para ocupar seu tempo. Só quem pode saber o que está sobrando é você mesmo, assim como você é a única pessoa que pode fazer essa limpeza e decidir o que fica e o que vai embora. Pra quem não sabe por onde começar, aí vão algumas ideias bastante úteis para começar uma limpeza na própria vida e deixá-la mais leve: 


Limpeza da alma 

 Nada é tão eficaz para lavar a alma e tirar tudo de ruim de nós mesmos como um banho de mar, de chuva, ou melhor ainda, de cachoeira. Sempre que tiver a oportunidade de ir à praia, entre no mar e sinta suas preocupações, problemas e mágoas indo embora junto com a água. Tomar banho de chuva em um dia quente é uma brincadeira que deixamos na infância porque, quando adultos, esquecemos o quanto esse pequeno prazer é bom. Da próxima vez que chover, ao invés de reclamar do tempo feio, aproveite a água para se refrescar e deixar ela limpar seu corpo e sua mente. E claro, quando tiver a chance, experimente tomar banho na queda de uma cachoeira. Não existe nada mais revigorante. 

 Limpeza nas lembranças 

 Algumas pessoas e lembranças realmente são difíceis de esquecer, mas se pensar nelas te deixa infeliz, também não te fará bem olhar fotos, mensagens no celular e cartas ou ficar remoendo as perdas. Ninguém consegue simplesmente jogar uma memória fora, mas você pode mudar seu pensamento e focá-lo nas alegrias que os bons momentos te trouxeram, o que você aprendeu e o quanto cresceu com eles. Se for preciso, guarde por algum tempo os objetos que te fazem lembrar, até que a saudade diminua e você possa conviver com ela sem sofrer. 

 Limpeza do círculo de amizades 

 Geralmente aqueles a quem podemos chamar de amigos verdadeiros são pessoas que não queremos que saiam da nossa vida nunca. Se você se sente assim em relação a todos os seus, agradeça por esse presente da vida e deixe esse tópico pra lá. Mas não é assim com todo mundo, muitas vezes precisamos ou nos relacionamos por acaso com pessoas que nos deixam pra baixo, fazem muita fofoca e têm uma energia ruim que afeta o nosso humor. Há também aqueles que nos tratam bem na nossa frente e falam mal quando não estamos presentes. Certas amizades, por mais que você tente, não foram feitas para darem certo. Escolher bem quem está do seu lado é uma condição importantíssima para a felicidade. Por mais difícil que seja ou pareça ser, selecione suas amizades e tire da sua vida quem não te faz bem.  

Limpeza em casa 

 Essa é a mais óbvia e a primeira em que pensamos quando se fala em limpeza. E ela é, realmente, muito importante e necessária. Você com certeza não precisa de muitas coisas que tem e só as guarda por preguiça de tirá-las de onde estão ou por ter dificuldade em desapegar-se. Mas se quer realmente deixar sua vida mais limpa, organizada e leve, crie coragem e comece tirando do seu quarto tudo o que você não usa mais (ou nunca usou), então vá para o banheiro e jogue fora todos os produtos vencidos, acabe com a bagunça do escritório, limpe a sala, jogue fora as coisas velhas que estão na cozinha e devolva tudo o que você pegou emprestado. Garanto que o ambiente da sua casa se tornará mais agradável. 

Limpeza nas redes sociais 

 Se você, assim como eu, sai curtindo todas as páginas que vê pela frente e adiciona pessoas que só conhece de vista, já parou pra pensar na quantidade de besteiras e coisas inúteis em que perde seu tempo olhando quando entra no Facebook, Twitter, Pinterest, Linkedin e outras redes sociais? Você provavelmente não percebe, mas desperdiça bastante tempo sim! Já passou da hora de tirar alguns minutos (ou horas, dependendo da quantidade de coisas para descurtir, dar unfollow e deletar) para fazer uma super limpeza nos seus perfis. Respire fundo e exclua sem dó: amigos que mal conhece, páginas que não te interessam mais, perfis que perderam a graça, gente que só publica bobagens e tudo o que não for interessante pra você. Quanto menos coisas você deixar, melhor aproveitará o conteúdo do que ficou e, claro, valorizará o seu tempo. 

 Limpeza no corpo 

 Quando se fala em limpeza interior geralmente estamos tratando dos pensamentos e sentimentos, mas há outra forma de tornar-se mais limpo por dentro: através da alimentação. Consumir alimentos naturais e comidas mais leves pode ser difícil para quem está acostumado com frituras, refrigerantes e doces, mas é impossível não sentir diferença no funcionamento do próprio corpo, na disposição e no bem-estar quando é feita essa mudança. Criando o hábito de se alimentar melhor, o corpo aos poucos se acostuma com a nutrição de qualidade e o organismo se livra de substâncias que nos fazem mal, tornando-se cada vez mais limpo. Os benefícios são perceptíveis. 

 Limpeza nos pensamentos 

 Batendo sempre na mesma tecla: nossos pensamentos afetam tudo o que acontece na nossa vida. Se você está bem, fará o que tem que fazer da melhor forma. Se não, as coisas não sairão tão boas como seriam na primeira situação. Fazer uma limpeza nos próprios pensamentos é um processo de reeducação, que requer força de vontade e esforço. Você precisa aprender a pensar em coisas positivas, se imaginar dentro de boas situações, ter fé, acreditar em si mesmo e confiar que tudo dará certo, principalmente nos momentos mais difíceis. Com a prática, aos poucos esses pensamentos se sobreporão aos sentimentos ruins e sua mente estará limpa na maior parte do tempo. Quando estiver difícil e você precisar de uma força para limpar sua cabeça, pratique meditação. 

Limpeza nos seus objetivos 

 Nós só percebemos o quanto é difícil traçar prioridades quando tentamos fazer isso. Sem passar por esse processo, você simplesmente guarda seus inúmeros objetivos na cabeça e os realiza quando puder. Fazer uma lista de metas ou sonhos pode ajudar a te dar clareza e fazer com que você se organize melhor para atingi-los. Pense em tudo o que você quer conseguir, veja se não está querendo coisas demais ou se um objetivo está impedindo o outro. Organize uma ordem de prioridades e, se perceber que há coisas demais, deixe só aquilo que realmente importa naquele momento. Realizar uma coisa por vez é mais simples e fácil do que tentar fazer mil coisas ao mesmo tempo. 

 Fonte: Desassossegada.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário