terça-feira, 30 de julho de 2019

SER BEM SUCEDIDO


SER BEM SUCEDIDO
Por Bruna Pinheiro & Camila Chagas
Julho de 2019

O que é ser bem sucedido para você?

A sua resposta está definindo como você vive a sua vida hoje, sabia?

Existe uma crença social de que ser bem sucedido significa morar numa ótima casa, ter um excelente carro, um bom cargo em seu trabalho, um ótimo salário, um corpo malhado.

Há séculos vivemos pra conquistar tudo isso, mas será que tudo isso são desejos genuínos de nossa alma, ou lutamos pra conquistar cada uma dessas coisas, apenas para sermos aceitos na sociedade em que vivemos?


E cada vez mais aumenta a quantidade de regras que precisamos seguir para, enfim, sermos aceitos nos grupos dos “bem sucedidos”.

Se você tem muitas curtidas, comentários e seguidores nas redes sociais, então você é uma pessoa importante. Se você é, ou não, verificado (um sêlo de “sou importante agora”). Onde vamos parar? Um selinho azul define mesmo quem você é?

Um carro ou um corpo malhado não te farão mais felizes do que aquelas pessoas que não têm. Namorar alguém importante não te fará importante. A quantidade de seguidores que você tem não te define e não te faz mais ou menos importante do que alguém.




Se você seguir essas regras sociais, no máximo fará as pessoas acreditarem na ilusão de que você é aceito. É ilusão porque ninguém precisa aceitar ninguém. Estamos todos no mesmo barco, lembra?

E o mais importante. Ninguém é nada. Todo mundo está. Tudo o que vivemos é provisório. Tudo vai passar. O que realmente importa é o que você faz com o que você tem, com o que você é. Isso sim te define. Até quando vai continuar desperdiçando a sua vida se preocupando em conquistar coisas que não trazem felicidade?

Essas coisas não trazem felicidade, elas apenas te distraem. A felicidade é de dentro pra fora. E se você não concorda, siga essas regras sociais e perceba que depois de conquistar tudo isso que a mídia impõe, você vai sentir um vazio.
A empolgação vai passar, e você vai perceber que a felicidade não é sobre o valor que você tem na sua conta bancária, e sim sobre o valor que você dá pro que você tem e é. A felicidade do ego é passageira. A felicidade da alma é estável.

Escreva num papel o que você precisa pra ser uma pessoa bem sucedida. Mas, escreva o que você realmente acredita. E depois disso analise a sua vida. Perceba se você está vivendo os seus dias pra conquistar o que a sociedade considera importante ou se você está se dedicando ao que te interessa genuinamente?

Você trabalha numa agência grande porque seu pai disse que você precisava ser algo importante mas na verdade tudo o que você queria era ser um pianista? E se um dia seu pai não estiver mais aqui, vai estar feliz de ter seguido os conselhos dele? Não sinta culpa de não seguir os conselhos das pessoas que você ama.

Eu tenho certeza que os conselhos deles foram baseados na sua felicidade. Eles só queriam que você fosse feliz. Mas, já considerou que eles poderiam não saber o que te faria feliz?

Honre seus pais e seus avós, ou quem te criou, mas você veio ao mundo pra realizar as tarefas da sua alma. Eu tenho certeza que seus pais ficarão muito orgulhosos de você e muito felizes se você estiver feliz. De que adianta seguir uma carreira que eles escolheram pra você se isso não te fará feliz?

Alguma hora, quando talvez for tarde demais, eles vão te sentir triste e aí não terá mais o que ser feito. Por isso, esqueça tudo o que foi lhe dito. Coloque o mundo no mudo, e trace objetivos que estejam alinhados com o que você realmente quer.

Bruna Pinheiro

Conversamos muito em casa sobre o que é o sucesso para nós e o que é ter qualidade de vida para nós. E acho que essas duas perguntas andam muito de mãos dadas. O sucesso, embora a sociedade imponha ser poder e dinheiro, e tudo o que vem associado a eles, acredito que para cada pessoa seja diferente. E o mesmo vale para o que é ter qualidade de vida.

Para uns o sucesso é poder engravidar e ter uma família grande, para outros é ver os filhos formados. Tem quem tenha vivido uma doença, e ache que o sucesso é a recuperação. Cada um pode medir o sucesso de uma forma diferente.

Uma vez, a terapeuta que eu frequentava na época, me disse que sucesso para ela era ter pacientes que foram indicados por outros pacientes; o que significava que era mais importante o resultado do serviço que ela estava prestando, do que enriquecer com este serviço.

O mesmo vale para a qualidade de vida. Uns respondem que gostaria de morar fora do país, porque lá sim teriam qualidade de vida. Eu já penso, que sem paz interior, você não terá qualidade de vida onde quer que esteja do mundo. Para uns qualidade de vida é morar em segurança, é ter o respaldo para o governo para educação.

Para outros, essa mesma qualidade de vida está em viver perto da família e dos amigos, ao invés de escolher morar no exterior. Para cada um, as escolhas que tomamos na vida são diferentes. E somos responsáveis por elas, assim como pelas consequências que elas nos trazem a longo prazo. E é exatamente por isso que comparo sucesso à qualidade de vida.

Para mim, sucesso é viver uma vida digna e honesta, em busca de ser minha melhor versão todos os dias. Ter um lar agradável, com muitas risadas e poucas brigas, é ter um trabalho que me entusiasme, e não necessariamente uma carreira pela qual eu seja reconhecida. É ter filhos saudáveis e felizes, já que ter filhos é importante para mim.

É viver em segurança e ter a oportunidade de promover aos meus filhos boas oportunidades de ensino, mas também de ter tempo para doar a eles, porque para mim, qualidade de vida é poder educar meus filhos sendo presente. E se ao contrário, eu aceitasse que o sucesso está associado a ser workaholic, e passar todo meu tempo na empresa que melhor pagar meu salário, estarei indo contra os meus próprios princípios de felicidade para mim.

Tem que haver respeito. Para cada um, o índice de sucesso, de qualidade de vida e felicidade serão diferentes. Julgar os outros não te levará a uma condição feliz ou bem sucedida. Então precisamos entender que as pessoas são diferentes. E o que as fazem felizes, também.

Aceitando o outro como são, e tentando nos desprender de crenças sociais que nos limitam, certamente, já estaremos um passo mais próximas de nosso sucesso e de nossa evolução pessoal. Portanto, pare e reflita: o que é ser bem sucedido para você, e como é a vida que você quer levar?

Camila Chagas

Formatação – DE CORAÇÃO A CORAÇÃO
Bruna Pinheiro & Camila Chagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário