quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Prática do Buda da Medicina



Prática do Buda da Medicina

“Quando alguém realiza a meditação do Buddha da Medicina, eventualmente poderá atingir a Iluminação. Mas, enquanto isso não acontece, esta pessoa experimentará um grande aumento na sua capacidade de cura tanto para si próprio como para outros, assim como uma significativa diminuição de doenças de ordem física, mental e de sofrimento.”

Tayatha Om Begandze Begandze Maha Begandze  Rantza Samungate Soha
(mantra curto)


As práticas do Buddha da Medicina (Bhaisajyaguru, em sânscrito, e Sangye Menla, em tibetano) eliminam os venenos da mente, responsáveis por toda ordem de sofrimentos que experimentamos ou sentimos.

          O Buda da Medicina é um Ser completamente iluminado. Para entender quem ele é, qual é sua natureza e função, primeiro precisamos entender o que é um Ser Iluminado (Bodhisattva). Geralmente, “ser” significa alguém que experimenta sensações agradáveis, desagradáveis ou neutras. 

Portanto nós somos seres, os animais e plantas são seres, porque experimentamos sensações. Há dois tipos de seres: seres sencientes e seres iluminados. Um ser senciente ou um ser vivo, é um ser cuja mente é atormentada pela escuridão da ignorância e do sofrimento, é todo o ser com capacidade de sentir (senciência). Dor ou a agonia, assim como as emoções, a exemplo do medo ou da ansiedade são estados subjetivos próximos do pensamento e que estão presentes na maior parte das espécies animais. Um ser iluminado ou Bodhisattva é um ser completamente livre da escuridão da ignorância e do sofrimento. É um ser de sabedoria elevada, que segue uma prática espiritual que visa remover obstáculos e beneficiar todos os demais seres sencientes. Significa também todas as forças de pureza dentro da mente.

          Assim como os seres sencientes têm muitos e diferentes aspectos, os seres iluminados também. Seres iluminados emanam incontáveis e diferentes formas para beneficiar os seres vivos. Algumas vezes aparecem como Deidades, às vezes como humanos, às vezes como não humanos. Às vezes aparecem como professores budistas, às vezes como professores não-budistas. As emanações de seres iluminados permeiam o mundo todo, mas pelo fato de nossa mente estar coberta pela ignorância, não conseguimos reconhecê-las e ou percebê-las.

        O Buda da Medicina é um Ser Iluminado que tem compaixão imparcial por todos os seres vivos. Ele protege os seres vivos de doenças físicas e mentais e outros perigos e obstáculos e nos ajuda a eliminar os três venenos: apego, ódio e ignorância – que são a fonte de todas as doenças e perigos. Ele é o Buda Médico.

        “Certa vez Buda Shakyamuni estava num lugar chamado Vaishali com milhares de discípulos Bodhisattvas. Naquela época Manjushri aparecia como um discípulo Bodhisattva. Por sua compaixão Manjushri proferiu que no futuro o Budadarma iria se degenerar e os seres deste mundo teriam dificuldades de praticar o puro Dharma e alcançar realizações. Ele entendeu que chegaria uma época em que seria muito difícil para os seres controlar suas mentes e, por isso, cometeriam ações negativas tais como matar, roubar e sustentar visões errôneas, sofrer. Como resultado, experimentariam horríveis doenças e insuportáveis sofrimentos mentais. Chegaria um tempo em que o mundo seria repleto de problemas, perigos, doenças e adversidades. Pensando em todos esses sofrimentos, Manjushri perguntou a Buda Shakyamuni:

          -No futuro, quando o Dharma e a prática espiritual, estiverem se perdendo, quando os seres humanos neste mundo estiverem empobrecidos espiritualmente, quando seus apegos, raivas e ignorâncias forem tão fortes e difíceis de controlar e por esta razão, os seres experimentarem continuamente dor mental, medo, perigos e especialmente muitas doenças incuráveis, quem irá libertá-los desses sofrimentos e protegê-los desses perigos? Quem os ajudará a superar os três venenos mentais?
          Em resposta à pergunta do Bodhisattva Manjushri, Buda Shakyamuni expôs o Sutra Oito Mil Versos - Essência da Revelação das Instruções sobre o Buda da Medicina. Muitos seres ouviram esses ensinamentos. Além dos milhares de discípulos Bodhisattvas humanos, milhares de outros Bodhisattvas vieram de muitas outras terras juntos com seres de muitos outros reinos, como também os Naghas e Yakshas ou fazedores de mal.

          Nessa vasta assembléia de discípulos, Shakyamuni explicou tudo sobre o Buda da Medicina – suas qualidades especiais, suas Terras Puras e como, no futuro, confiando neste Buda, apenas ouvindo seu nome, os seres vivos seriam curados de pesadas doenças físicas e psíquicas, especialmente das doenças das desilusões. Ele também explicou como fazer as conexões com esse Buda, os benefícios de confiar nele e como praticar as instruções do Buda da Medicina.

          Enquanto Shakyamuni estava expondo esses ensinamentos, Manjushri percebeu com sua clarividência as mentes dos outros. Percebeu que alguns dos humanos e deuses na audiência estavam duvidando, achando difícil de acreditar na explicação de Buda sobre a existência do Buda da Medicina. Então ele levantou-se de seu assento, respeitosamente rodeou Buda três vezes, fez três prostrações e com seu joelho esquerdo sobre o solo, perguntou a Buda Shakyamuni:

          -Para remover as dúvidas das mentes dos discípulos, por favor, Venerável Mestre, mostre-lhes claramente que o Buda da Medicina existe, onde ele vive e quais são suas boas qualidades.
        Shakyamuni imediatamente entrou em profunda concentração e de seu coração emanaram raios de luz convidando o Budas da Medicina à Vaishali de modo que cada um dos milhares de discípulos pudesse vê-lo. O Buda da Medicina veio com seus dois principais discípulos, Radiância de Sol e Radiância de Lua, bem como um vasto séquito de milhares de outros discípulos. Todos puderam ver o Buda da Medicina com seus séquitos diretamente e todas as suas dúvidas foram imediatamente eliminadas. Buda apresentou-os o Buda da Medicina, dizendo:

          -Este é o Buda da Medicina. Ele vem da Terra Pura chamada Terra Pura do Lápis Lazúli (de azul como a rocha Lazúli). Essa Terra de Buda tem natureza de sabedoria com o aspecto do Lápis Lazúli. O solo inteiro dessa Terra é iluminado pela luz deste Buda e assim por diante. O Buda da Medicina fez uma promessa para ajudar os que o invocam quando estão doentes ou feridos, e para ajudar aqueles que reverenciam a alcançar uma vida longa e saudável.

           Buda então deu instruções de como recitar o mantra para si mesmo e para os outros, para os doentes e os que estão morrendo, e de como fazer muitos rituais de cura. Todos se regozijaram e desenvolveram uma profunda e inabalável fé. É dito que ouvindo essas instruções, alguns sete milhões de não-humanos fazedores de mal obtiveram a realização direta da verdade última transcendendo ao bem e ao amor, prometendo ajudar os seguidores que confiassem sinceramente na prática do Buda da Medicina”.

          A prática do Buda da Medicina é um método muito poderoso para curar a nós mesmos e os outros e para superar a doença interior do apego, do ódio e da ignorância. Se confiarmos no Buda da Medicina com pura fé definitivamente, receberemos as bênçãos dessas realizações.

Os 12 Sufrágios do Buddha da Medicina

1. Iluminar reinos incontáveis com a sua radiância, possibilitando que qualquer pessoa possa se tornar um Buda igual e ele. Para obter o corpo-forma de Buda em vidas futuras: Eu me comprometo fazer com que meu corpo brilhe como feixes de luz brilhante neste mundo infinito e sem limites, a tomar refúgio em todos os seres, livrando-os das ignorâncias e em me absorver nos ensinamentos do Buda. Possa todos os seres ser como eu, com uma mente, alma e caráter perfeitos e finalmente, alcançar a iluminação como o Buda.

2. Despertar a mente dos seres sencientes por meio da sua Luz de Lápis Lazúli. Para conseguir erradicar a escuridão da ignorância de sua mente: Eu me comprometo tornar minha mente e corpo puros e perfeitos como o Lazúli que irradia raios de luz esplêndidos para todos os cantos, iluminando todos os seres com sabedoria. Com as bênçãos de compaixão, que todos os seres alcancem o seu poder espiritual e sua energia física, para que possam realizar seus sonhos no caminho certo.

3. Atender às necessidades materiais dos seres sencientes. Para ser doador de vida inesgotável: Eu me comprometo a doar por meio de sabedoria infinita, à todos os seres, a energia vital e inesgotável de ​​que necessitam, e aliviá-los de todas as dores e culpas decorrentes dos desejos materiais descabidos. Além da subsistência, o mais deverá ser generosamente compartilhado com as comunidades, para que todos possam viver em harmonia.

4. Corrigir visões errôneas e inspirar os seres a seguir o caminho do bodhisattva. Para ser capaz de conduzir os seres pelos caminhos Mahayana: Eu me comprometo a levar aqueles que se desviaram do caminho saudável, de volta para o caminho de retidão e de compreensão dos males que os acometem e purificá-los com a boa saúde. Deixando se corrigirem e voltarem para o caminho sagrado de Buda, direto para a iluminação.

5. Ajudar os seres a seguir os preceitos morais, mesmo que eles tenham falhado anteriormente. Para ser capaz de restaurar as quebras de disciplina moral de outros seres: Eu me comprometo em permitir que todos os seres sencientes observem os preceitos da pureza espiritual e da conduta moral. E caso haja reincidências, me comprometo a orientar para o arrependimento e desde que verdadeiramente, se arrependam de suas más ações, eu voto em uma mudança de consciência, com orações constantes e forte fé no Buda da Medicina e que eles possam receber os raios do perdão e recuperar sua moral e pureza perdida.

6. Curar os seres que nasceram com deformidades, doenças ou outros sofrimentos físicos. Para ser capaz de renascer sob qualquer forma que desejar: Eu me comprometo em abençoar todos os seres que estão fisicamente deficientes ou doentes em todos os aspectos, transmitindo as bençãos de boa saúde, tanto físicas como psiquicamente. Todos que fielmente prestam homenagem ao Buda da Medicina renascerão curados e estarão abençoados.

7. Aliviar os destituídos e doentes. Para apaziguar todas as visões errôneas e Maras (ilusões): Eu me comprometo, a aliviar toda a dor, fraqueza e miséria do próprio doente, do fraco e pobre de conhecimento, que são visões equivocadas deles próprios. O doente de ser curado, o indefeso de ser amparado e o pobre trazer-lhe esclarecimentos.

8. Libertar os oprimidos do sofrimento. Para ser capaz de libertar outros seres das prisões do inconsciente e das opressões: Eu me comprometo a ajudar as pessoas que estão passando por tormentos e torturas e que estão sendo oprimidas, buscando a transformação através da coragem, justiça e confiança e si mesmos. Ao orar em nome do Buda da Medicina, que todos atinjam o estado Iluminado de Buda.

9. Para ser capaz de conduzir pessoas más aos caminhos espirituais bons: Eu me comprometo a mostrar à todos os seres o caminho da libertação dos maus pensamentos que destroem os valores bons e o amor. Vou levá-los para o caminho da luz através de incrustar-lhes a justiça, honra e benevolência, para que eles trilhem o caminho do Iluminado de Buda.

10. Curar aflições mentais e delusões. Para ser capaz de aliviar os seres de infernos existenciais: Eu me comprometo a aliviar e libertar prisioneiros das consciências atormentadas pela ilusão de doenças geradas pela culpa, mágoa e ressentimentos. Vítimas de condicionamentos contrários à paz de espírito, perpetrados pela ignorância. Serão todos abençoados no caminho à Iluminação.

11. Aliviar aqueles que sofrem de fome e sede terríveis. Para ser capaz de realizar os desejos de outros seres e os libertar de doenças físicas e psíquicas: Eu me comprometo a prover a cura para àqueles que são sinceros na vontade de serem curados, pois serão abençoados pelos poderes supremos e libertados dos sofrimentos.

12. Para renascer em uma Terra Pura no futuro: Eu me comprometo a salvar aqueles que sofrem de fome e aqueles que cometem crime para obter alimento. Vou levá-los para as virtudes do Dharma, favorecê-los com a melhor comida e levá-los a uma vida tranqüila e feliz. Se assim estimar com sinceridade o Buda da Medicina e praticar o Dharma para fortalecer seus méritos, serão capazes de renascer na Terra dos Budas.


Dharani do Buda da Medicina

OM  NAMO  BAGHAVATE
BHAISHY  JYA  GURU
VAIDURYA  PRABHA
RAJAYA  TATHAGATAYA
ARHATE  SAMYAKSAM
BUDDHAYA  TAYATHA
OM  BEGANDZE  BEGANDZE
MAHA  BEGANDZE
BEGANDZE  RANTZAYA
SAMUDGATE  SOHA
(mantra longo)

“Refugio-me no Buda da Medicina de Radiância Azul Celeste, o Merecedor de Oferendas, o Dotado de Consciência Universal Iluminada e Absoluta, o Sagrado, com a intenção de fazer cessar calamidades, doenças, infortúnios e ganhar benefícios de cura”.

          Ao recitar o Dharani do Buda da Medicina com amor, buscamos as bênçãos de compaixão que nos ajudam a dissipar calamidades e obstáculos cármicos, libertando-nos de sofrimentos, doenças, aflições e delusões (que é um delírio caracterizado por crenças mal fundamentadas fortemente enraizadas na vida de uma pessoa e que lhe causam prejuízo significativo para si e/ou para os outros do seu meio). Por fim, nos ajuda também a prolongar nossas vidas.
           Este Dharani de cura deve ser recitado fervorosamente 07 vezes ou 49 vezes ou 108 vezes, dependendo da situação. Um copo de água pura juntamente com a recitação do mantra é capaz de aliviar ou curar uma pessoa doente, quando toma.
A prática acima deve ser feita diariamente (ou algumas vezes na semana, conforme a situação exige), até que o doente se recupere. É especialmente invocado no 8º dia de cada mês.
           Os devotos que desejam manter este Dharani sempre ativo, devem sinceramente tentar recitá-lo todos os dias 03 ou 07 vezes ou de acordo com sua sabedoria e intenção.
Pode-se também intencionar à pessoas que não estejam fisicamente presentes e ou próximas. Pode-se também intencionar à hospitais, clínicas e centros de recuperação, enfermarias, asilos e etc. Para uma comunidade, uma cidade, um país, para o planeta inteiro.


Postado por Sangha Zen Budista Despertar

Republicado em:https://portaldeluz1.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário