sábado, 29 de novembro de 2025

A CHAVE PARA A SIMPLICIDADE: SINTA-SE CONFORTÁVEL CONSIGO MESMO

 


 

A CHAVE PARA A SIMPLICIDADE:

SINTA-SE CONFORTÁVEL CONSIGO MESMO



Há uma ótima citação de Blaise Pascal que diz: “Todos os problemas da humanidade decorrem da incapacidade do homem de se sentar em silêncio, sozinho, em um cômodo”.

 

Acredito que haja muita verdade nisso. E acredito que nessa citação reside a chave para viver uma vida simples. Escute-me!

 

O que acontece se você não consegue se sentar consigo mesmo?

 

Vamos primeiro falar sobre como essa citação é verdadeira…

 

Se você não consegue se sentar em silêncio, sozinho, em um cômodo, podemos imaginar:

 

Você sempre precisará se entreter, se distrair, se ocupar — e é por isso que muitas pessoas são viciadas em distrações, celulares e atividades.

 

Se você está estressado ou infeliz precisará se anestesiar, porque seus sentimentos de tristeza ou estresse serão muito desconfortáveis para lidar.

 

Você precisará encontrar maneiras de obter prazer externamente — compras online, videogames, assistir TV ou vídeos, redes sociais, comida, drogas, álcool, etc.

 

Por causa de tudo isso você provavelmente gastará muito dinheiro e terá dificuldades financeiras; sua saúde poderá piorar; sua vida será esmagadora.

 

Acho que livros inteiros poderiam ser escritos sobre o tipo de vida a que isso levaria, mas espero que você já tenha entendido a ideia.

 

A SIMPLICIDADE DE ESTAR CONFORTÁVEL CONSIGO MESMO

Então, vamos imaginar que você desenvolveu a capacidade de ficar sozinho consigo mesmo e se sentir confortável. O que resultaria disso?

 

Simplicidade.

 

Mestre Hilarion – “Vamos limpar a mesa”


Mestre Hilarion – “Vamos limpar a mesa”

 


Do ponto de vista do ego, o livre-arbítrio tem valor; do ponto de vista da unidade divina, ele é insignificante!

 

Pessoa amada,

 

Portanto, o único propósito da sua vida é aproximar-se cada vez mais do divino dentro de si, descobrir a sua divindade e revelar-se como consciência divina.

 

Os diversos pontos de vista e perspectivas que você pode adotar como ser humano se dissolvem assim que você adquire uma visão geral e consegue se perceber dentro do contexto do todo.

 

Portanto, é de suma importância que você gradualmente se livre e abandone os pequenos impulsos humanos, os sentimentos e as marcas que as muitas vidas que você viveu e a própria condição humana lhe impuseram. Inveja e raiva, fúria e agressão, ciúme e ganância – todos esses fenômenos estão confinados a este nível.

 

Romper essas correntes e ultrapassar essas barreiras é o que importa na sua vida agora: purificar o ar e concluir a limpeza do seu coração para que a consciência divina possa assumir o controle e dominar a sua vida.