Prática do Buda da Medicina
“Quando alguém realiza a meditação do Buddha da Medicina,
eventualmente poderá atingir a Iluminação. Mas, enquanto isso não acontece,
esta pessoa experimentará um grande aumento na sua capacidade de cura tanto
para si próprio como para outros, assim como uma significativa diminuição de
doenças de ordem física, mental e de sofrimento.”
Tayatha Om
Begandze Begandze Maha Begandze Rantza
Samungate Soha
(mantra curto)
As práticas do Buddha da Medicina (Bhaisajyaguru, em
sânscrito, e Sangye Menla, em tibetano) eliminam os venenos da mente,
responsáveis por toda ordem de sofrimentos que experimentamos ou sentimos.
O Buda da
Medicina é um Ser completamente iluminado. Para entender quem ele é, qual é sua
natureza e função, primeiro precisamos entender o que é um Ser Iluminado
(Bodhisattva). Geralmente, “ser” significa alguém que experimenta sensações
agradáveis, desagradáveis ou neutras.
Assim como
os seres sencientes têm muitos e diferentes aspectos, os seres iluminados
também. Seres iluminados emanam incontáveis e diferentes formas para beneficiar
os seres vivos. Algumas vezes aparecem como Deidades, às vezes como humanos, às
vezes como não humanos. Às vezes aparecem como professores budistas, às vezes
como professores não-budistas. As emanações de seres iluminados permeiam o
mundo todo, mas pelo fato de nossa mente estar coberta pela ignorância, não
conseguimos reconhecê-las e ou percebê-las.
O Buda da
Medicina é um Ser Iluminado que tem compaixão imparcial por todos os seres
vivos. Ele protege os seres vivos de doenças físicas e mentais e outros perigos
e obstáculos e nos ajuda a eliminar os três venenos: apego, ódio e ignorância –
que são a fonte de todas as doenças e perigos. Ele é o Buda Médico.
“Certa vez
Buda Shakyamuni estava num lugar chamado Vaishali com milhares de discípulos
Bodhisattvas. Naquela época Manjushri aparecia como um discípulo Bodhisattva.
Por sua compaixão Manjushri proferiu que no futuro o Budadarma iria se
degenerar e os seres deste mundo teriam dificuldades de praticar o puro Dharma
e alcançar realizações. Ele entendeu que chegaria uma época em que seria muito
difícil para os seres controlar suas mentes e, por isso, cometeriam ações
negativas tais como matar, roubar e sustentar visões errôneas, sofrer. Como
resultado, experimentariam horríveis doenças e insuportáveis sofrimentos
mentais. Chegaria um tempo em que o mundo seria repleto de problemas, perigos,
doenças e adversidades. Pensando em todos esses sofrimentos, Manjushri
perguntou a Buda Shakyamuni:
-No futuro,
quando o Dharma e a prática espiritual, estiverem se perdendo, quando os seres
humanos neste mundo estiverem empobrecidos espiritualmente, quando seus apegos,
raivas e ignorâncias forem tão fortes e difíceis de controlar e por esta razão,
os seres experimentarem continuamente dor mental, medo, perigos e especialmente
muitas doenças incuráveis, quem irá libertá-los desses sofrimentos e
protegê-los desses perigos? Quem os ajudará a superar os três venenos mentais?
Em resposta
à pergunta do Bodhisattva Manjushri, Buda Shakyamuni expôs o Sutra Oito Mil
Versos - Essência da Revelação das Instruções sobre o Buda da Medicina. Muitos
seres ouviram esses ensinamentos. Além dos milhares de discípulos Bodhisattvas
humanos, milhares de outros Bodhisattvas vieram de muitas outras terras juntos
com seres de muitos outros reinos, como também os Naghas e Yakshas ou fazedores
de mal.
Nessa vasta
assembléia de discípulos, Shakyamuni explicou tudo sobre o Buda da Medicina –
suas qualidades especiais, suas Terras Puras e como, no futuro, confiando neste
Buda, apenas ouvindo seu nome, os seres vivos seriam curados de pesadas doenças
físicas e psíquicas, especialmente das doenças das desilusões. Ele também
explicou como fazer as conexões com esse Buda, os benefícios de confiar nele e
como praticar as instruções do Buda da Medicina.
Enquanto
Shakyamuni estava expondo esses ensinamentos, Manjushri percebeu com sua
clarividência as mentes dos outros. Percebeu que alguns dos humanos e deuses na
audiência estavam duvidando, achando difícil de acreditar na explicação de Buda
sobre a existência do Buda da Medicina. Então ele levantou-se de seu assento,
respeitosamente rodeou Buda três vezes, fez três prostrações e com seu joelho
esquerdo sobre o solo, perguntou a Buda Shakyamuni:
-Para
remover as dúvidas das mentes dos discípulos, por favor, Venerável Mestre,
mostre-lhes claramente que o Buda da Medicina existe, onde ele vive e quais são
suas boas qualidades.
Shakyamuni
imediatamente entrou em profunda concentração e de seu coração emanaram raios
de luz convidando o Budas da Medicina à Vaishali de modo que cada um dos
milhares de discípulos pudesse vê-lo. O Buda da Medicina veio com seus dois
principais discípulos, Radiância de Sol e Radiância de Lua, bem como um vasto
séquito de milhares de outros discípulos. Todos puderam ver o Buda da Medicina
com seus séquitos diretamente e todas as suas dúvidas foram imediatamente
eliminadas. Buda apresentou-os o Buda da Medicina, dizendo:
-Este é o
Buda da Medicina. Ele vem da Terra Pura chamada Terra Pura do Lápis Lazúli (de
azul como a rocha Lazúli). Essa Terra de Buda tem natureza de sabedoria com o
aspecto do Lápis Lazúli. O solo inteiro dessa Terra é iluminado pela luz deste
Buda e assim por diante. O Buda da Medicina fez uma promessa para ajudar os que
o invocam quando estão doentes ou feridos, e para ajudar aqueles que
reverenciam a alcançar uma vida longa e saudável.
Buda então
deu instruções de como recitar o mantra para si mesmo e para os outros, para os
doentes e os que estão morrendo, e de como fazer muitos rituais de cura. Todos
se regozijaram e desenvolveram uma profunda e inabalável fé. É dito que ouvindo
essas instruções, alguns sete milhões de não-humanos fazedores de mal obtiveram
a realização direta da verdade última transcendendo ao bem e ao amor, prometendo
ajudar os seguidores que confiassem sinceramente na prática do Buda da
Medicina”.
A prática do
Buda da Medicina é um método muito poderoso para curar a nós mesmos e os outros
e para superar a doença interior do apego, do ódio e da ignorância. Se
confiarmos no Buda da Medicina com pura fé definitivamente, receberemos as
bênçãos dessas realizações.
Os 12 Sufrágios do Buddha da Medicina
1. Iluminar reinos incontáveis com a sua radiância,
possibilitando que qualquer pessoa possa se tornar um Buda igual e ele. Para
obter o corpo-forma de Buda em vidas futuras: Eu me comprometo fazer com que
meu corpo brilhe como feixes de luz brilhante neste mundo infinito e sem
limites, a tomar refúgio em todos os seres, livrando-os das ignorâncias e em me
absorver nos ensinamentos do Buda. Possa todos os seres ser como eu, com uma
mente, alma e caráter perfeitos e finalmente, alcançar a iluminação como o
Buda.
2. Despertar a mente dos seres sencientes por meio da sua
Luz de Lápis Lazúli. Para conseguir erradicar a escuridão da ignorância de sua
mente: Eu me comprometo tornar minha mente e corpo puros e perfeitos como o
Lazúli que irradia raios de luz esplêndidos para todos os cantos, iluminando
todos os seres com sabedoria. Com as bênçãos de compaixão, que todos os seres
alcancem o seu poder espiritual e sua energia física, para que possam realizar
seus sonhos no caminho certo.
3. Atender às necessidades materiais dos seres sencientes.
Para ser doador de vida inesgotável: Eu me comprometo a doar por meio de sabedoria
infinita, à todos os seres, a energia vital e inesgotável de que necessitam, e aliviá-los de todas as dores e culpas
decorrentes dos desejos materiais descabidos. Além da subsistência,
o mais deverá ser
generosamente compartilhado com as comunidades, para que todos possam viver em
harmonia.
4. Corrigir visões errôneas e inspirar os seres a seguir o
caminho do bodhisattva. Para ser capaz de conduzir os seres pelos caminhos
Mahayana: Eu me comprometo a levar aqueles que se desviaram do caminho
saudável, de volta para o caminho de retidão e de compreensão dos males que os
acometem e purificá-los com a boa saúde. Deixando se corrigirem e voltarem para
o caminho sagrado de Buda, direto para a iluminação.
5. Ajudar os seres a seguir os preceitos morais, mesmo que
eles tenham falhado anteriormente. Para ser capaz de restaurar as quebras de
disciplina moral de outros seres: Eu me comprometo em permitir que todos os
seres sencientes observem os preceitos da pureza espiritual e da conduta moral.
E caso haja reincidências, me comprometo a orientar para o arrependimento e
desde que verdadeiramente, se arrependam de suas más ações, eu voto em uma
mudança de consciência, com orações constantes e forte fé no Buda da Medicina e
que eles possam receber os raios do perdão e recuperar sua moral e pureza
perdida.
6. Curar os seres que nasceram com deformidades, doenças ou
outros sofrimentos físicos. Para ser capaz de renascer sob qualquer forma que
desejar: Eu me comprometo em abençoar todos os seres que estão fisicamente
deficientes ou doentes em todos os aspectos, transmitindo as bençãos de boa
saúde, tanto físicas como psiquicamente. Todos que fielmente prestam homenagem
ao Buda da Medicina renascerão curados e estarão abençoados.
7. Aliviar os destituídos e doentes. Para apaziguar todas as
visões errôneas e Maras (ilusões): Eu me comprometo, a aliviar toda a dor,
fraqueza e miséria do próprio doente, do fraco e pobre de conhecimento, que são
visões equivocadas deles próprios. O doente de ser curado, o indefeso de ser
amparado e o pobre trazer-lhe esclarecimentos.
8. Libertar os oprimidos do sofrimento. Para ser capaz de
libertar outros seres das prisões do inconsciente e das opressões: Eu me
comprometo a ajudar as pessoas que estão passando por tormentos e torturas e
que estão sendo oprimidas, buscando a transformação através da coragem, justiça
e confiança e si mesmos. Ao orar em nome do Buda da Medicina, que todos atinjam
o estado Iluminado de Buda.
9. Para ser capaz de conduzir pessoas más aos caminhos
espirituais bons: Eu me comprometo a mostrar à todos os seres o caminho da
libertação dos maus pensamentos que destroem os valores bons e o amor. Vou
levá-los para o caminho da luz através de incrustar-lhes a justiça, honra e
benevolência, para que eles trilhem o caminho do Iluminado de Buda.
10. Curar aflições mentais e delusões. Para ser capaz de
aliviar os seres de infernos existenciais: Eu me comprometo a aliviar e
libertar prisioneiros das consciências atormentadas pela ilusão de doenças
geradas pela culpa, mágoa e ressentimentos. Vítimas de condicionamentos
contrários à paz de espírito, perpetrados pela ignorância. Serão todos
abençoados no caminho à Iluminação.
11. Aliviar aqueles que sofrem de fome e sede terríveis.
Para ser capaz de realizar os desejos de outros seres e os libertar de doenças
físicas e psíquicas: Eu me comprometo a prover a cura para àqueles que são
sinceros na vontade de serem curados, pois serão abençoados pelos poderes
supremos e libertados dos sofrimentos.
12. Para renascer em uma Terra Pura no futuro: Eu me
comprometo a salvar aqueles que sofrem de fome e aqueles que cometem crime para
obter alimento. Vou levá-los para as virtudes do Dharma, favorecê-los com a
melhor comida e levá-los a uma vida tranqüila e feliz. Se assim estimar com
sinceridade o Buda da Medicina e praticar o Dharma para fortalecer seus
méritos, serão capazes de renascer na Terra dos Budas.
Dharani do Buda da Medicina
OM NAMO BAGHAVATE
BHAISHY JYA GURU
VAIDURYA PRABHA
RAJAYA TATHAGATAYA
ARHATE SAMYAKSAM
BUDDHAYA TAYATHA
OM BEGANDZE
BEGANDZE
MAHA BEGANDZE
BEGANDZE RANTZAYA
SAMUDGATE SOHA
(mantra longo)
“Refugio-me no Buda da Medicina de Radiância Azul Celeste, o
Merecedor de Oferendas, o Dotado de Consciência Universal Iluminada e Absoluta,
o Sagrado, com a intenção de fazer cessar calamidades, doenças, infortúnios e
ganhar benefícios de cura”.
Ao recitar o Dharani do Buda da Medicina com
amor, buscamos as bênçãos de compaixão que nos ajudam a dissipar calamidades e
obstáculos cármicos, libertando-nos de sofrimentos, doenças, aflições e
delusões (que é um delírio caracterizado por crenças mal fundamentadas
fortemente enraizadas na vida de uma pessoa e que lhe causam prejuízo
significativo para si e/ou para os outros do seu meio). Por fim, nos ajuda
também a prolongar nossas vidas.
Este
Dharani de cura deve ser recitado fervorosamente 07 vezes ou 49 vezes ou 108
vezes, dependendo da situação. Um copo de água pura juntamente com a recitação
do mantra é capaz de aliviar ou curar uma pessoa doente, quando toma.
A prática acima deve ser feita diariamente (ou algumas vezes
na semana, conforme a situação exige), até que o doente se recupere. É
especialmente invocado no 8º dia de cada mês.
Os devotos
que desejam manter este Dharani sempre ativo, devem sinceramente tentar
recitá-lo todos os dias 03 ou 07 vezes ou de acordo com sua sabedoria e
intenção.
Pode-se também intencionar à pessoas que não estejam
fisicamente presentes e ou próximas. Pode-se também intencionar à hospitais,
clínicas e centros de recuperação, enfermarias, asilos e etc. Para uma
comunidade, uma cidade, um país, para o planeta inteiro.
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